Não tem como falar de polenta sem um sotaquezinho italiano, nem tem como pensar em polenta e não se sentir abraçado. Quando se fala por aí de comfort food, acho que não existe tradução melhor.
Cremosa, saborosa, fácil de fazer, aquela comida que, quando você coloca na boca, seu cérebro manda instantaneamente um sinal de agradecimento.
Existem inúmeras maneiras de fazer a polenta: com leite, com creme de leite, com caldo de frango, com tudo isso misturado. Já vi por aí até polenta com queijo mascarpone, mas hoje nós vamos na tradicional, com água. Receita da Ferrandi, uma das mais importantes escolas de culinária do mundo. Simples, objetiva, clássica.
Quanto ao ragu, resolvi ousar e evitar a obviedade do de carne, porque hoje eu quero que meu estômago seja mimado.
Vamos de ragu de cogumelos. E, nada de borracha em conserva, ops, eu quis dizer champignon em conserva. Na minha panela só entra champignon fresco, e essa deveria ser uma premissa de todas as panelas do mundo. Tenham compaixão das suas panelas, pessoal! Elas não vieram ao mundo para serem sujeitadas a cozinhar champignon em conserva. Please!
Usaremos porcini seco e champignon de Paris fresco.
Aqui eu encontrei na feira um tal de Champignon Rose de Paris. Dei uma pesquisada na internet e, embora alguns digam que eles sejam portobelos, não são. São apenas os irmãos dos champignons de Paris que nasceram mais moreninhos, com um pouco menos de líquido e mais adocicados.
Chega de blá blá blá!
Receita de Polenta ao ragu de cogumelos (4 pessoas)
Ingredientes
Polenta
2 xicaras de chá de fubá ou sêmola de milho
7 xicaras de água (coloque um pouco mais se você gosta de polenta mais molinha)
3 colheres de manteiga
30 gramas de queijo parmesão ralado fresco
1 colher de chá de sal
Noz moscada
Folha de louro (opcional)
Ragu de cogumelos
30 gramas de porcini seco (hidratado na água morna por 2 horas, depois levantar fervura e desligar o fogo, reservar o caldo)
5 cogumelos de Paris, grandes e firmes (cortados finos, 3 mm)
10 ml de azeite de oliva
100 gramas de bacon (cortado em pedacinhos bem pequenos)
3 tomates grandes e firmes (cortados em cubinhos)
2 dentes de alho (picados)
10 cm de alho porró (cortados finamente)
100 ml de caldo de porcini (o caldo que foi reservado)
100 ml de caldo de frango
4 galhos de tomilho
Salsinha (picada)
Sal e pimenta
Modo de fazer
Em um frigideira, coloque o azeite de oliva, espere esquentar e inclua o bacon. Não precisa fritar o bacon, só manter uns dois minutinhos. Acrescente o alho, deixe refogar, acrescente o alho porró, deixe refogar mais um pouquinho, coloque as folhinhas do tomilho e refogue um pouco mais em fogo médio.
Acrescente o tomate, misture bem, depois acrescente o caldo do porcini, o sal e a pimenta. Deixe incorporar por alguns minutos. Inclua os champignons e o porcini, refogue por um minutinho, acrescente o caldo de frango, a salsinha, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo (pequena ebulição) por 10 minutos.
Em uma panela alta, leve à fervura: a água, 1 colher de manteiga e noz moscada ralada (umas 4 raladinhas é o suficiente). Quando ferver, abaixe o fogo e vá acrescentando o fubá (ou sêmola de milho) bem devagar, com um fouet mexendo bem rápido. Misture por aproximadamente 25 minutos em fogo médio/baixo. Retire do fogo e acrescente o restante da manteiga e o queijo parmesão mexendo bem.
Posts Relacionados
Veja mais Massas e molhos, Pratos Principais, Receitas
2 Comentários
Que delicia!!!!
Humm que delicia, principalmente hoje que aqui está fazendo um friozinho gostoso!!