Foi em um dia de chuva na feira que eu vi esses minipimentões pela primeira vez. Achei tão fantásticos que ficamos tomando chuva na fila da barraca (sim, aqui tem filas nas boas barracas) .

Eu amo ir à feira, mas com chuva é uma provação. Tenho que me concentrar muito e me lembrar muitas vezes do meu amor por ela.

Voltando aos pimentões, por serem menores, eles são ainda mais doces. Me contaram que, no Brasil, é fácil de achá-los no verão. Mas agora já é possível achar os minipimentões verdes, que também são deliciosos.

Assim que cheguei em casa, comecei a procurar ideias de preparação que honrassem essas lindezas. Mas foi uma momento triste quando vi inúmeras receitas com eles picados ou cortados ao meio. Como assim? Picados? Cortados? Se a graça toda é que eles são lindos, delicados, charmosos assim, inteiros. Enfim, a internet está cheia de crimes leguminosos.

Depois de decidida a mantê-los em sua amável forma, comecei a procurar recheios que se mantivessem firmes dentro do pimentão. Não poderia ser algo muito líquido, que derretesse quando tivesse no forno. Afinal, a única maneira de cozinhá-los é com eles deitados. Se o recheio fosse líquido, eu terminaria com uma sopa.

Cheguei à conclusão de que iria usar ricota, que, ao mesmo tempo que é cremosa e dá um charme ao recheio, não derrete e fica bem compacta. Para dar uma crocância, resolvi misturar com um pouco de bacon bem fritinho e temperar com umas cebolas finamente picadas, refogadas com azeite e alho. Faltava ainda alguma coisa. Aí, abri a geladeira e vi que tinha parmesão, que vai superbem com a ricota. E, para dar um frescor e colorir, coisa que eu adoro fazer, coloquei uma salsinha, também bem picada.

Um pouquinho de ervas finas, sal e pimentado reino. E, voilà! Recheio pronto. Só rechear e fim.

Ah, eu prendi as tampinhas com palitos de dente, mas isso é totalmente desnecessário. Foi por pura vaidade e uma vontade enorme de fazer uma foto linda para agradar os olhos e atiçar o estômago dos leitores do blog.

 Receita de de Mini-pimentões recheados.

panela-da-ceci-mini-pimentao-recheado-1x panela-da-ceci-mini-pimentao-recheado-2x panela-da-ceci-mini-pimentao-recheado-3x panela-da-ceci-mini-pimentao-recheado-4x panela-da-ceci-mini-pimentao-recheado-5x panela-da-ceci-mini-pimentao-recheado-6x panela-da-ceci-mini-pimentao-recheado-7x panela-da-ceci-mini-pimentao-recheado-8x panela-da-ceci-mini-pimentao-recheado-9xpanela-da-ceci-mini-pimentao-recheado-10x panela-da-ceci-mini-pimentao-recheado-11x panela-da-ceci-mini-pimentao-recheado-12x panela-da-ceci-mini-pimentao-recheado-13x panela-da-ceci-mini-pimentao-recheado-14x panela-da-ceci-mini-pimentao-recheado-15x panela-da-ceci-mini-pimentao-recheado-16x panela-da-ceci-mini-pimentao-recheado-17x panela-da-ceci-mini-pimentao-recheado-18x panela-da-ceci-mini-pimentao-recheado-19x panela-da-ceci-mini-pimentao-recheado-20

Ingrdientes.

 16 minipimentões

90 gramas de bacon picado

½ cebola picada

1 alho picado

160 gramas de ricota

40 gramas de queijo parmesão ralado fresco

½ maço de salsinha picada

1 colher de chá de ervas de Provence(opcional)

Sal e pimenta do reino a gosto

 Modo de fazer.

Aqueça o forno a 180 graus.

Lave e corte a tampinha dos pimentões o mais perto do talinho possível. Retire as sementes e reserve.

Frite o bacon com o azeite, até ficar bem dourado, retire e reserve. Na mesma gordura do bacon, refogue a cebola e o alho.  Misture o refogado, o bacon e todos os outros ingredientes. Tempere com sal e pimenta, não se esqueça de que o bacon e o parmesão já são bem salgados.

 Recheie os pimentões com a ajuda de uma colherinha de chá, pincele com com azeite de oliva, coloque em uma forma antiaderente ou unte a forma. Leve ao forno, já aquecido, por 10 minutos. Retire e deixe esfriar por 5 minutos.

Você poderá servi-los como acompanhamento ou mesmo como um finger food. Duas mordidinhas deliciosas e ele já vira história.



Panela da Ceci (=



Compartilhar:

Veja mais

1 comentário

  • Diferente esta receita, sempre comi pimentões recheados de carne moída ou com arroz com carne moída, a primeira vez que vejo recheado de ricota! Gostei da combinação, ou fazer e experimentar….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *