Você já parou para se perguntar por que alguns tipos de mel são escuros, outros mais claros, uns grossos e outros mais líquidos? Ou você vai à gôndola decidido de comprar o mel, olha o mais barato, compra e leva pra casa, afinal, mel é mel.
Era isso que eu pensava. Mas aqui na França, onde qualquer coisa que seja relacionada com comida é levada extremamente a sério, eu descobri que não é.
Existem lojas especializadas em mel. Como, por exemplo, a Famille Mary. Ela vende mel e tudo o que for feito pelas trabalhadoras mais assíduas do mundo: as abelhas. Eles têm 28 lojas só na França.
A loja é uma graça e tem degustação de quase todas as variedades de mel.
Aprendemos que o mel tem características, sabores e até nutrientes diferentes de acordo com a planta que fornece o néctar para as abelhinhas.
O mel claro tem sabor mais suave e é excelente para adoçar um chá verde, por exemplo. Já o escuro, que tem um sabor mais forte, devido à concentração de ferro, magnésio, cálcio e enxofre, é ótimo para preparações culinárias.
Nesta loja fofa, além de provar quase tudo, você ainda pode comprar o mel a granel, que é mais barato. Como tudo que é a granel, não precisa passar pela industrialização, distribuição, etc. Eles ainda oferecem a possibilidade de utilizar o pote de vidro deles, sem cobrar nada por isso.
Eu escolhi o mel de Lavanda Selvagem do Mediterrâneo, que tem um aroma fantástico. Hoje mesmo ele vai pra panela. Não vejo a hora de mostrar para vocês como. Por enquanto, vamos ficar no chazinho.
Enfim, no mundo todo existem mais de 450 variedades de mel, ou seja, mel não é tudo igual, mas é bom de qualquer jeito.
Bom fim de semana!
Posts Relacionados
Veja mais Viagens
4 Comentários
Nem imaginaria! Muito legal
Sempre surpreendendo! Quero MUITO um dia, conhecer essa loja! 🙂 Sensacional
Sempre surpreendendo! Quero MUITO um dia, conhecer essa loja! 🙂 Sensacional
Que delicia, muito saudável!!!