Confesso que tenho um vício culinário e preciso ficar muito atenta para não repeti-lo em todas as receitas: o limão.

 Não importa se é taiti, cravo, galego ou siciliano. Eu sempre tenho que me segurar para não colocar umas gotinhas aqui, umas raspinhas ali, umas espremidinhas acolá.

 Em minha defesa, preciso dizer que não é por acaso que tenho obsessão por eles.

 Bioquimicamente falando, o limão, ou melhor, o azedo, quando em contato com a língua, age de maneira parecida ao sal, é mais rápido do que os outros sabores (doce, amargo e umami) para ser notado pelas nossas papilas gustativas, e aumenta a produção de saliva, o que faz com que o cérebro potencialize ainda mais o sabor dos alimentos. Não é por acaso que usamos a expressão “deu água na boca”.

 Se já não bastasse toda essa explicação, que eu espero que tenha feito algum sentido, a acidez do limão também reduz a oleosidade e aquela sensação pesada que os alimentos gordurosos têm. Quem nunca espremeu um limãozinho em um pedaço de torresmo? Parece que dá uma diminuída na gordura e fica mais leve, não é?

 Eu ainda tenho mais um argumento em minha defesa (prometo que é o último). O suco de limão tem o poder de mudar a estrutura e a textura de alguns alimentos, por isso é usado para cozinhar peixes (ceviche), desidratar frutas e amolecer carnes. Isso acontece porque os ácidos cítricos do suco de limão agem como solvente de gorduras, carboidratos e proteínas.

 Porém, não é em tudo que podemos adicionar um líquido extra, não é mesmo? Por isso é que existem as raspas, que contém o que chamamos de óleo do limão, que, por sinal, é a parte da fruta que carrega mais sabor. Elas podem ser usadas para fazer massas de tortas, por exemplo, que jamais aguentariam o liquido do suco do limão.

 Como as raspas carregam um sabor mais marcante, sempre que usar o suco, dê uma raspadinha na casca também.

 Estou pensando se eu consegui convencer você de que o limão melhora tudo na vida, quer dizer, na cozinha, ou agora você tem certeza de que eu sou uma limãomaníaca.

 Enfim, se você escolheu a primeira opção, eu sugiro que faça alguns testes. O suco e/ou a raspas de limão vão bem com quase tudo: sopas, molhos, bebidas, saladas, legumes, carnes, peixes, bolos, tortas, suspiros, maioneses… Use a sua imaginação!

 Hoje, o que eu trago para você é uma receita de bisteca com molho de limão siciliano. É o melhor molho para bisteca que eu já comi na vida.

 É muito simples, com poucos ingredientes, fácil de fazer, uma panela só e vai deixar seus convidados, marido, esposa, filhos ou amigos impressionados.

Para ter certeza de que a sua bisteca ficará suculenta, leia esse post sobre carnes brancas. Prometo que, se você seguir o meu conselho, a sua bisteca, além de deliciosa, vai ficar úmida e macia.

Uma dica específica para a bisteca é não retirar a gordura antes do cozimento. Você pode retirar no final e não comer. E outra é fazer pequenos cortes ao redor dela. Isso vai impedir que, durante o cozimento, a fibra se contraia e fique com um formato estranho, encolhido, não permitindo que você cozinhe-a por igual, já que algumas partes não ficarão em contato com a panela.

Mãos à obra!

Receita de Bisteca de porco ao molho de limão siciliano (4 pessoas).

(As fotos abaixo são ilustrativas. As quantidades corretas estão na receita.)

 panela-da-ceci-bisteca-de-porco-limao-siciliano-9x panela-da-ceci-bisteca-de-porco-limao-siciliano-12x panela-da-ceci-bisteca-de-porco-limao-siciliano-13x panela-da-ceci-bisteca-de-porco-limao-siciliano-1x panela-da-ceci-bisteca-de-porco-limao-siciliano-2x panela-da-ceci-bisteca-de-porco-limao-siciliano-3x panela-da-ceci-bisteca-de-porco-limao-siciliano-4x panela-da-ceci-bisteca-de-porco-limao-siciliano-5x panela-da-ceci-bisteca-de-porco-limao-siciliano-6x panela-da-ceci-bisteca-de-porco-limao-siciliano-7x panela-da-ceci-bisteca-de-porco-limao-siciliano-8x panela-da-ceci-bisteca-de-porco-limao-siciliano-9x panela-da-ceci-bisteca-de-porco-limao-siciliano-10x panela-da-ceci-bisteca-de-porco-limao-siciliano-11x panela-da-ceci-bisteca-de-porco-limao-siciliano-14x panela-da-ceci-bisteca-de-porco-limao-siciliano-15x panela-da-ceci-bisteca-de-porco-limao-siciliano-16x panela-da-ceci-bisteca-de-porco-limao-siciliano-18

 

Ingredientes.

4 bistecas de porco (não muito finas, mais ou menos 1 cm)
4 colheres de sopa de manteiga
½ xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de raspas de limão (dois limões, mais ou menos)
2 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de suco de limão
¼ de xícara de vinho branco seco (vinho novo e barato)
½ xícara de creme de leite sem soro
1 colher de sopa de salsinha picada
Tomilho, sal e pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva

Mode de fazer.

(Aqueça o forno em temperatura baixa.)
Comece temperando as suas bistecas com sal, pimenta do reino, um alho picado e um pouco de azeite de oliva, o suficiente para incorporar os temperos na carne.
Em um prato, misture a farinha com sal e pimenta do reino. Passe as bistecas já temperadas na farinha, dando um tapinha dos dois lados para retirar o excesso.
Aqueça em temperatura média/alta uma frigideira grande (em que caibam todas as bistecas), de preferência com fundo grosso. Adicione a metade da manteiga (2 colheres) e um pouco do azeite de oliva, para impedir que a manteiga queime. Acrescente as bistecas e doure bem dos dois lados. Retire e reserve. Nesse ponto, as bistecas ainda não estarão completamente cozidas.
Na mesma panela, reduza a temperatura e acrescente o suco e as raspas do limão, o alho, o tomilho e o vinho. Misture bem e tempere com sal. Retorne as bistecas para a panela, tampe e cozinhe em temperatura média/baixa de 10 a 15 minutos. Se a sua frigideira não tiver tampa, cubra com papel alumínio.
Retire as bistecas da panela, coloque em um refratário e deixe no forno já aquecido em temperatura baixa, apenas para que não esfrie enquanto você termina o molho.
Aumente a temperatura da panela. Acrescente o creme de leite e o restante da manteiga. Mexendo bem, deixe que o líquido reduza um pouco, até que fique com uma consistência cremosa. Se o molho coalhar, significa que a temperatura estava alta demais. Desligue o fogo, acrescente uma ou duas colheres de água gelada e misture rapidamente. Ele voltará a ficar cremoso.
Despeje o molho sobre as bistecas, salpique a salsinha picada, decore com algumas fatias de limão e sirva.
Ninguém mais vai duvidar dos seus dotes culinários.


Panela da Ceci (=



Compartilhar:

Veja mais , ,

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *