Paris é simplesmente fantástica. Você respira, come e vive de história aqui. A cada esquina que passamos, vemos placas contando algo importante que aconteceu naquele lugar. De guerras e revoluções à gastronomia, tudo aqui tem raízes, tem conteúdo. Tudo tem um como, quando e onde. É incrível.
Qualquer pessoa que gosta de gastronomia e estudou um pouquinho da história dessa arte milenar já ouviu falar do Café Le Procope, que nada mais é que um restaurante que foi criado em 1686, por um italiano, que obviamente vivia em Paris.
Ele foi o primeiro a introduzir a ideia de serviço que hoje todos nós usufruímos nos restaurantes. Para ser mais clara, foi o primeiro restaurante da Europa, alguns até se arriscam a dizer do mundo, que servia a refeição na mesa do cliente em um xícara de porcelana. Com tamanha inventividade para a época, logo virou local de encontros de intelectuais importantes como Voltaire e Jean-Jaques Rousseau. Dizem que eles não apenas se reuniam para compartilhar momentos agradáveis juntos, mas também criavam e escreviam. A famosa Enciclopédia dos Iluministas foi elaborada, escrita e pensada nas mesas do Le Procope.
Imagina se as paredes desse lugar tivessem ouvidos, quantas histórias elas teriam para nos contar? Afinal, até elas carregam um pouco daquele momento até hoje, pois continuam revestidas com um papel de parede de 1830 que expressava o ideal de republica da época: Liberdade e Igualdade.
Estantes de vidro são distribuídas pelo restaurante, cheias de objetos antigos, coisas que foram esquecidas no restaurante, mobiliários e objetos antigos, que já foram usados na decoração, livros e acordos que foram escritos e firmados dentro daquele lugar. E, não suficiente, um chapéu que Napoleão Bonaparte deu ao restaurante em sinal de agradecimento pela comida e serviços prestados a ele durante uma visita.
Quanto ao menu, ele fica também na parte tradicional francesa e italiana, com opções como Sopa de Cebolas, Coq Au Vin, Tiramisú, Crème Brûlèe. A carta de vinhos é enorme e os garçons estão preparados para ajudar na escolha.
No dia em que visitamos, estávamos com um pouco de pressa e sem muita fome, e acabamos apenas comendo a Sopa de Cebolas, que estava tão deliciosa que me fez recriá-la aqui em casa. A receita você encontra aqui.
Definitivamente, vamos voltar, para uma refeição completa acompanha de um bom vinho. Eu já até sei o que eu vou comer, mas quando eu for eu conto pra vocês.
Seguem as fotos que eu retirei do site. Para visitar o site clique aqui.
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
Posts Relacionados
Veja mais Resenhas, Restaurantes