Recentemente, na nossa lua de mel, fomos passear pela Itália e passamos por Cinque Terre, que é um conjunto de pequenas cidades (cinco) na costa da Riviera Ligure. É um lugar de uma beleza natural incomparável. Cada uma das cinco cidades ou paesi, como eles gostam de chamar, tem as suas particularidades. Ficamos pouco tempo para conseguir ver tudo e juramos voltar lá um dia.


panela-da-ceci-linguini-vongole-italia-liguria-1

 

A caminho de lá, acabamos nos atrasando um pouco e chegamos à noite. Fomos direto jantar, e eu estava faminta da viagem. Achamos um restaurante à beira-mar e lá mesmo ficamos.

 Seguindo a minha tradição de pedir o prato de acordo com o que a região pode me proporcionar de melhor, eu pedi um spaghetti alle vongole. Faltam-me adjetivos para que eu consiga traduzir para vocês o que foi essa experiência.

 O ponto é que, não só o prato estava fantástico, como era verão, na Itália, lua de mel, vista maravilhosa, brisa do mar. Tudo conspirava a favor, e o prato veio para contemplar ainda mais o momento.

 Esses dias, me bateu uma nostalgia tremenda, então eu resolvi reproduzir esse prato aqui da minha petit cusine.

O spaghetti ou linguine alle vongole é um prato tradicional da Itália, mas é pouco explorado no Brasil. Ele é muito comum em Roma e na região da Campanha.

 Os vôngoles da Itália são muito maiores do que os que nós encontramos no Brasil, o que faz com que o suco que solta do vôngole de lá seja mais consistente e cremoso.

 Aqui na França, eu não encontrei o vôngole, porém, depois de pesquisar bastante, descobri os coques, que são outros tipos de marisco que se assemelham muito ao vôngole.

 Como eu sempre falo, toda receita tradicional tem as suas modificações de acordo com cada chefe, região etc. Essa delicia é feita basicamente com pouquíssimos ingredientes: azeite de oliva, alho, salsinha, pimenta dedo de moça, vinho branco e, é claro, o vôngole. Eu aprendi a acrescentar uma colher de manteiga no final do processo. Isso não faz parte dos ingredientes tradicionais, mas deixa o molho mais cremoso.

 Como são poucos, o legal é usar ingredientes de boa qualidade. O vinho pode ser o mais fresco possível. Vinhos novos tendem a ser mais ácidos, e é de acidez que precisamos.

 Quanto a usar spaghetti ou linguine, o tradicional é com spaghetti, mas eu resolvi usar o linguine. Li que alguns chefes preferem linguine por ele segurar melhor o molho fino desta preparação.

 Os vôngoles devem ser deixados em água com sal, por pelo menos 12 horas, para que eles possam soltar toda a areia que estiver dentro. Deixe-os de molho dentro da geladeira, e antes de cozinhar lave bem em água fria. Os vôngoles que não abrirem depois do cozimento devem ser descartados. Isso significa que eles estavam mortos e velhos. Nada de ficar forçando a abertura com uma faquinha, ok?

Receita de Linguine ao vôngole (2 pessoas).

panela-da-ceci-linguini-vongole-italia-liguria-2

x

panela-da-ceci-linguini-vongole-italia-liguria-3

x

panela-da-ceci-linguini-vongole-italia-liguria-4

x

panela-da-ceci-linguini-vongole-italia-liguria-5

x

panela-da-ceci-linguini-vongole-italia-liguria-6

x

panela-da-ceci-linguini-vongole-italia-liguria-7

x

panela-da-ceci-linguini-vongole-italia-liguria-8

Ingredientes.

200 gramas de macarrão linguine

400 gramas de vôngole

2 dentes de alho cortados em lâminas (eu usei um dente de alho inteiro com casca durante a preparação para enfeitar o prato depois)

3 colheres de sopa de azeite

50 gramas de manteiga extra sem sal

1 pimenta dedo de moça picada

1 bom punhado de salsinha picada

100 ml de vinho branco de cozinha

Sal a gosto

Modo de fazer.

Coloque uma panela com bastante água no fogo e leve à fervura. Quando estiver fervendo, acrescente um punhado generoso de sal. Cozinhe a pasta até dois minutos antes do que o indicado na embalagem. Vamos finalizar o cozimento na frigideira junto com o molho.

Em uma frigideira, coloque o azeite, o alho e a pimento dedo de moça. Cozinhe em fogo baixo. Queremos que os ingredientes sejam incorporados e que o azeite absorva bem o alho. Quando o alho começar a dourar, acrescente os vôngoles e refogue por mais um minutinho. Adicione o vinho e tampe a frigideira (se a sua frigideira não tiver tampa, feche com papel alumínio até os vôngoles abrirem). Acrescente metade da salsinha e mexa bem. Retire os vôngoles com uma escumadeira e reserve.

Alguns chefes coam o líquido que ficou na frigideira para evitar que tenha algum pedaço da casca do vôngole quebrada ou areia. Você pode coar ou não. Acrescente o macarrão na frigideira, uma colher de manteiga, o restante da salsinha e sal, se achar necessário. Mexa bem até que o líquido fique cremoso e que o macarrão absorva bem o sabor. Retorne os vôngoles para a panela, emprate, decore com salsinha  picada e sirva.

Você pode usar um bom vinho branco para acompanhar. Este prato, pra mim< tem sabor de romance. Aproveite a dois, ou a três, ou a quatro (rs). Como você achar que lhe convém.

Prometo que depois de alguns minutos só vai sobrar isso:


panela-da-ceci-linguini-vongole-italia-liguria-9

 




Panela da Ceci (=



Compartilhar:

Veja mais , ,

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *