Vi várias pessoas compartilhando uma receita de hambúrguer recheado, feito de uma maneira meio inusitada, com uma lata de cerveja ajudando a abrir um buraco no meio. É daí que vem o nome.
Eu juro que não sei se a técnica fez tanto sucesso por ser deliciosa ou por usar uma lata de cerveja. Acho que o fato de ser a lata deixa o negócio mais exótico e propício para comer com os amigos.
Enfim, a ideia é excelente, um hambúrguer recheado, aberto, com queijo derretido e envolto em bacon. O que mais poderíamos querer de um hambúrguer?
Fui logo para minha petit cuisine fazer o meu. A única diferença é que eu não tinha cerveja. De qualquer maneira, a lata de cerveja me parece muito larga, então preferi usar um copo.
Ah, vi algumas fotos em que o bacon caía e outras que o hambúrguer no forno acabava achatando um pouco.
Para evitar que achatasse, dei a forma com o copo, envolvi o bacon e deixei 40 minutos na geladeira. Coloquei papel alumínio ao redor nos primeiros 10 minutos de cozimento, evitando que o bacon desgrudasse e caísse. Como fiz dois, fiz um com bacon e outro sem. Os dois jeitos funcionaram deliciosamente bem.
O recheio foi escolha minha. Você pode usar o que quiser, o que achar que combina. O legal desta receita é a técnica.
Vale ressaltar que eu acho que a receita original foi feita para churrasqueira, e nem imagino quem é o dono dela. Então, infelizmente não posso dar os devidos créditos. Mas fica aqui registrado para quem quer que você seja: obrigada!
Se quiser ver outra receita de hambúrguer e algumas outras técnicas e dicas para fazer o hambúrguer perfeito, clique aqui.
Receita de Hambúrguer de Lata com Champignon Fresco.
(As fotos abaixo são ilustrativas. As quantidades corretas estão na receita.)
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
Hambúrguer de lata/copo (2 pessoas)
Hambúrguer
400 gramas de patinho moído
130 gramas de bacon moído
1 colher de sopa de molho inglês
¼ de cebola picadinha
1 gema
1 alho picado
Sal e pimenta do reino a gosto
Recheio
6 champignons frescos (usei um que encontrei aqui na França que se chama Rose, é como se fosse um mini Portobello)
15 cm de alho porró picado
Queijo suíço para cobrir os hambúrgueres (era o queijo que eu tinha, use o que você tiver à disposição)
4 tiras de bacon
1 colher de sopa de manteiga
1 galho de alecrim
Azeite oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
Misture todos os ingredientes do hambúrguer, prove e veja se está temperado o suficiente. Se precisar, tempere um pouco mais. Divida em dois e faça duas bolas. Com um copo, faça um buraco no centro, deixando mais ou menos um centímetro e meio no fundo. Com ajuda do copo, vá formando as laterais que devem ficar mais ou menos com uns cinco centímetros de altura. Envolva com bacon, depois com papel filme e leva para a geladeira por 40 minutos.
Tire os talos dos champignons, pique e reserve. Corte o resto em tiras e doure as tiras em azeite de oliva, a menor quantidade de azeite que conseguir. Os cogumelos, em geral, são esponjinhas e absorvem muito azeite. Tempere com sal, pimenta e reserve.
Na mesma frigideira, coloque uma colher de manteiga e doure os talos picados, o alho porró e o alecrim. Acrescente o sal, a pimenta e reserve.
Tire os hambúrgueres da geladeira, coloque em uma assadeira untada com óleo, recheie com os champignons dourados, depois com metade do refogado dos talos e do alho porró. Cubra com queijo. Envolva um pedaço de papel alumínio e leve ao forno a 200 graus Celsius, por 30 minutos. Depois de 10 minutos que estiver no forno, retire o papel alumínio.
Se curtir um hambúrguer bem assado, deixe um pouco mais no forno.
Aqui em casa, nós comemos com arroz, mas nada impede que você coloque no meio de um pão e aproveite.
Veja mais Pães e lanches, Receitas
3 Comentários
Uau, parece demais!
Adorei a receita, amo todo o tipo de hamburguers 😀
Vou experimentar 😉
viajarnacozinha.blogspot.pt
Hummmm que delicia!!!!! So tem delicias!!!!!