Em termos de preparações complicadas, com horas e horas de cozimento e produtos específicos, não existe dúvida, os franceses são os mestres.

Por mais que eu ame a culinária francesa, confesso que às vezes fico um pouco cansada das longas preparações que ela envolve.

Porém, o prato de hoje, Gratin dauphinois, é a contradição de tudo isso. É fácil, prático, sem segredos, sem truques, com poucos ingredientes e obviamente delicioso.

Ele foi criado na região de Dauphiné, que fica no sudeste da França, daí vem o seu nome. Dizem que a primeira menção a esse prato foi feita em 12 de julho de 1788, quando ele foi servido como acompanhamento de uma pequena ave conhecida como Ortolans na Europa, ou Verdelhas em português, segundo o tradutor do google (eu nunca tinha ouvido falar dela antes). Esse jantar foi oferecido por um duque chamado Charles-Henri aos oficiais do município de Gap.

O único trabalho realmente será cortar as batatas em pequenas rodelas, mas, se você tiver uma mandolina, não terá trabalho algum.

A noz moscada é parte essencial do prato e, além de ajudar na digestão, ela também dá um sabor bem peculiar que complementa perfeitamente o creme de leite e a batata. Se você puder usar a noz moscada ralada fresca, muito melhor. Quando comprada em pó, ela tem muito menos sabor. Hoje em dia, você pode encontrá-la inteira em qualquer supermercado.

O queijo tradicional do prato é o gruyère, mas você pode usar o que você quiser.

Dizem que esse prato fica ainda melhor no dia seguinte. Eu tenho que concordar. Além de ficar mais firme, os sabores ficam mais acentuados.

Quer ver outra receita deliciosa com batata, também francesa? Clique aqui.

Receita de Gratin Dauphinois (4 pessoas)

panela-da-ceci-gratin-dauphinois-2x panela-da-ceci-gratin-dauphinois-3x panela-da-ceci-gratin-dauphinois-4x panela-da-ceci-gratin-dauphinois-5x panela-da-ceci-gratin-dauphinois-6x panela-da-ceci-gratin-dauphinois-7x panela-da-ceci-gratin-dauphinois-8x panela-da-ceci-gratin-dauphinois-9x panela-da-ceci-gratin-dauphinois-10x panela-da-ceci-gratin-dauphinois-11x panela-da-ceci-gratin-dauphinois-12x panela-da-ceci-gratin-dauphinois-13x panela-da-ceci-gratin-dauphinois-1

Ingredientes.

1 quilo de batata

750 ml de creme de leite

2 alhos inteiros

100 gramas de queijo gruyère ralado fresco

1 colher de sopa de noz moscada

Sal e pimenta a gosto

 Modo de fazer.

Aqueça o forno a 190o C.

 Pique as batatas em rodelas de meio centímetro, tempere bem com sal e pimenta do reino.

 Em um panela, acrescente o creme de leite, os alhos amassados, noz moscada, sal e pimenta. Leve a fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos. Retire o alho.

 Em um pirex, comece com uma camada do creme de leite, depois uma camada das batatas e repita esse processo até o final.

 Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 45 minutos, sem o queijo ainda, senão ele vai queimar antes que as batatas fiquem prontas.

 Retire do forno, enfie uma faca e veja se as batatas já estão cozidas. Se precisar, deixe uns minutos a mais no forno. Acrescente o queijo e retorne ao forno por mais 10 minutos ou até o queijo ficar bem douradinho.

Retire, deixe descansando por 5 minutos e sirva.



Panela da Ceci (=



Compartilhar:

Veja mais ,

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *