Confesso que quanto mais eu estudo, fuço, procuro, pergunto e leio a respeito de gastronomia, mais confusa eu fico.
A verdade é que são milhões de ingredientes, temperos, tipos de preparações, ervas e condimentos diferentes. Eu duvido que até o melhor do melhor dos chefs do mundo, de vez em quando, não fique na dúvida do que deve ou não usar, ou mesmo pra que serve isso ou aquilo.
Tem muita coisa que a gente enfia nas nossas panelas automaticamente ou por costume, porque sua tataravó fazia assim ou porque a receita está pedindo, e fim. A gente não tem a menor ideia de onde vem, por qual razão que aquele item em particular está presente naquela receita. A gente coloca e ponto.
Mas pior que tudo isso é quando resolvemos inventar. Eu faço muito isso. Olho para meus potes de temperos, vou misturando tudo que eu acho que combina, que daria certo e seja o que Deus quiser. Às vezes funciona, às vezes não.
Por isso, resolvi entender melhor sobre os ingredientes que vão nas minhas receitas e criei essa coluninha no blog, onde vou compartilhar com vocês o que eu for descobrindo e aprendendo. Nunca saberemos tudo, mas não tem porque não saber um pouco mais do que já conhecemos e de vez em quando descobrir algo novo, não é mesmo?