A erva-doce ou funcho, assim como o alho poró e o aipo (ou salsão), são ingredientes poucos explorados no Brasil. Apesar de muito consumido lá fora, aqui eles são apenas utilizados em receitas específicas.
Nos Estados Unidos, é conhecido como fennel, na França como fenouil e na Itália como finochio. Todos os nomes estão muito mais para funcho do que para erva-doce.
Sempre considerei que erva-doce e funcho fossem a mesma coisa, porém escutei há pouco tempo que a erva-doce e o funcho são plantas diferentes, mas que a diferença é tão pequena que pode ser imperceptível até para os bons entendedores.
Fiquei confusa, é diferente mas é igual? Se alguém souber e quiser me explicar melhor, vou adorar entender.
Nas caixinhas de chá de marcas que são comercializadas internacionalmente, de um lado aparece em português a descrição erva-doce, e do outro lado da caixa, normalmente em inglês, está escrito fennel. Deem uma olhada.
A semente é muito utilizada, como todos sabemos, para o chá, mas fora do Brasil, também é muito utilizada como tempero e pode ser encontrada inteira ou moída. Aqui tem uma receita de semente de abóbora temperada com semente de funcho que é de lamber os dedos.
Na receita de hoje, vamos utilizar o bulbo da planta. Ele tem um sabor puxado um pouco para o anis e fica delicioso quando assado e caramelizado. As folhinhas verdes também são muito saborosas, e vamos usar um pouco. Elas são muito fortes, por isso use com moderação.
Se você nunca comeu erva-doce ou funcho, essa é uma ótima receita para experimentar. Os ingredientes utilizados deixam o sabor um pouco menos marcante, perfeito para agradar o sabor de uma primeira experiência.
Na receita eu usei antecoxa de frango com osso, mas já fiz outras dezenas de vezes com antecoxa sem osso, que seria uma ótima dica pra quem se incomoda com o osso do frango. Também pode ser feito com peito de frango.
A preparação é muito simples. É só temperar o frango com sal, pimenta e misturar todos os ingredientes em uma mesma tigela. Em uma forma, fazer uma cama com os ingredientes, distribuir o frango por cima, levar ao forno e fim. Perfeita para aquele dia que você está com pressa e/ou com preguiça de lavar a louça.
Receita de coxa de frango com erva-doce (funcho)
Ingredientes
4 antecoxas de frango (temperadas com sal e pimenta)
2 bulbos de erva-doce (picados em tiras finas)
1 colher de sopa da folha da erva-doce picada (opcional)
2 cebolas médias picada em tiras (julienne)
4 dentes de alho (picados)
2 colheres de azeite oliva
½ xícara de vinho branco seco
1 limão suco e raspas (eu usei o limão siciliano)
1 ½ de colher de chá de sal
Pimenta do reino a gosto
Modo de fazer
Comece pré-aquecendo o forno a 240ºC.
Tempere as antecoxas do frango com sal e pimenta do reino.
Para picar a erva-doce, corte toda a parte verde, ficando somente com o bulbo. Corte o bulbo no meio e pique em tiras finas (conforme foto).
Pique a cebola em tiras e o alho.
Com um ralador, rale a casca do limão, tentando evitar a parte branca, que é amarga.
Em um tigela grande, junte todos os ingredientes: a erva-doce, a cebola, o alho, as raspas do limão, o suco do limão, o frango, o sal, o vinho e tempere com uma boa quantidade de pimenta do reino e a folha da erva-doce picada. Misture tudo muito bem.
Em uma forma grande, faça uma cama com ingredientes e posicione o frango em cima, com a pele (se tiver) voltada pra cima. Lembre de derramar na forma todo líquido que estiver na tigela.
Regue com um pouco de azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 40 minutos. Retire o papel alumínio, ligue o dourador e deixe dourar até a erva-doce ficar levemente caramelizada, o frango dourado.
Sirva com arroz branco.
Posts Relacionados
Veja mais Carnes e Aves, Pratos Principais, Receitas