Eu adoro carne seca, tanto que trouxe na mala, na última visita que fiz ao Brasil. Além de adorar, confesso que também foi uma maneira de gastar menos dinheiro com as proteínas cinco vezes mais caras que estamos encontrando aqui. Ganhar em reais e gastar em euros realmente está bem complicado.
Querendo evitar a obviedade dos pratos com carne seca – escondidinho, bolinho, feijoada (que seria surreal fazer sem panela de pressão), comecei a pensar em ideias um pouco mais criativas.
Como está frio agora, e as abóboras aqui estão bombando, pensei em fazer algo com elas. O que, venhamos e convenhamos, nem é tão criativo assim. Procurei na feira minimorangas, para recheá-las com carne seca, mas não encontrei.
Acabei comprando um pedaço de moranga grande mesmo e trazendo pra casa. Foi quando me deparei com uma receita de conchiglione recheado com moranga e carne de porco moída. Achei uma ótima ideia e resolvi fazer a minha versão com carne seca.
Tirando o trabalho que a carne seca dá para dessalgar, que inclui deixá-la em um pote de água durante um dia na geladeira, trocando a água 3 ou 4 vezes, o resto é muito fácil. Ainda mais para quem tem uma panela de pressão para cozinhar a carne seca depois. Cozinhei na panela normal com água e ela demorou um pouquinho para ficar cozidinha e macia.
Aliás, vocês sabiam que alguns chefes dizem que dessalgar no leite deixa a carne seca mais macia? Vale a tentativa. Fiz aqui em casa e não consegui notar muita diferença da dessalgada com água. Porém, estou sem a panela de pressão, então não sei se ela teria ficado mais macia, se finalizada como faço no Brasil.
Como eu disse, usei a moranga, mas acho que qualquer outro tipo de abóbora iria superbem. Veja o que você encontra aí no seu mercado.
Quanto ao molho de tomate, eu sou uma pessoa chata, odeio molho de tomate ácido, por isso nunca uso direto da caixinha ou latinha. Sempre refogo com um pouco de cebola, alho e tomate fresco sem casca e sem semente, com um pouquinho de sal, açúcar e ervas. Cozinho por alguns minutos e fim.
Se você não quiser muito trabalho, e não se importar com a acidez dos molhos prontos, o preparo de tudo ainda será bem mais rápido.
O queijo que eu usei foi o emental, pois não acho mozarela no mercado aqui, e parmesão ficaria muito pesado. Você, aí, use mozarela ralada fresca. Vai ficar perfeito.
Domingão está chegando e ele é o dia nacional de comer macarrão. Surpreenda sua família com uma receita bem diferente. Prometo que eles vão gostar.
Receita de Conchiglione recheado com moranga e carne seca.
Ingredientes.
16 conchigliones
400 gramas de carne seca dessalgada cozida e desfiada
400 gramas de moranga
½ cebola picada
20 cm de alho-poró picado
3 alhos picados
1 colher de sopa de salsinha
1 colher de sopa de queijo mascarpone (é opcional e também pode ser substituído por creme de leite sem soro)
400 gramas de molho do tomate (pronto ou caseiro, o que preferir)
200 gramas de queijo mozarela ralado fresco
4 colher de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de fazer.
Aqueça o forno em temperatura alta, 200 C.
Tire a casca da abóbora e corte em cubos pequenos. Em uma assadeira, coloque os pedaços de abóbora, 2 colheres de azeite de oliva, sal e pimenta do reino e leve ao forno por 15 minutos, até as abóboras começarem a dourar e ficarem bem macias. Retire do forno e, com um garfo, na assadeira mesmo, amasse bem, conforme está na foto. Reserve.
Em uma frigideira, aqueça o restante do azeite, adicione a cebola e refogue por uns minutinhos até a cebola começar a ficar transparente. Acrescente o alho, deixe refogando um pouco e acrescente o alho-poró. Tempere com sal e pimenta e cozinhe por mais 3 minutos em fogo médio. Acrescente a carne seca e misture bem. Coloque a abóbora que estava reservada e incorpore bem. Acrescente o queijo mascarpone e a salsinha picada. Misture tudo. Acrescente metade do queijo ralado. Prove, ajuste o sal e a pimenta do reino e reserve.
Coloque uma panela com bastante água no fogo e leve à fervura. Quando estiver fervendo, acrescente um punhado generoso de sal. Despeje os conchigliones e cozinhe até um minuto antes do que o indicado na embalagem. Separe em uma tigela para que eles não grudem e espere esfriar até o ponto que você consiga segurá-los sem se queimar.
Despeje metade do seu molho de tomate em um pirex e reserve o restante
Recheie os conchigliones com ajuda de uma colher. É muito fácil e você terá recheio suficiente para eles ficarem bem cheinhos. Distribua no pirex, derrame o restante do molho de tomate por cima com uma colher, cubra com o restante do queijo e leve ao forno, até que o queijo derreta e fique douradinho.
Agora é só comer e mimar sua família com essa delícia.
Posts Relacionados
Veja mais Massas e molhos, Pratos Principais, Receitas
2 Comentários
Prato com cara de domingo, delicia!!!
Que ótima idéia!