Café com leite, pingado, média, caffè latte e por aí vai.
Os amantes de café expresso tem preconceito de quem mistura café com leite. Mas não me julguem, meu coração é grande e os dois cabem.
Eu adorava sair para tomar um pingado fora de casa, pois os cafés com leite “profissionais” eram mais cremosos, mais gostosos. Achava que era algo impossível de fazer sozinha, que demandava algum equipamento que eu não tinha e algum segredo que eu jamais descobriria. Por isso, nunca me incomodei de pagar 10 vezes o valor do café e do leite, em alguma padaria bam-bam-bam por aí.
A receita surgiu no grupo da minha família e, pelo o que entendi, ela era carta marcada nas viagens da nossa infância para a praia. Eu era muito pequena, nem me lembrava, mas minhas primas, que são muuuuuito mais velhas que eu, sabiam exatamente como era a receita (rs). (Desculpa a brincadeira, é que quem tem uma família como a minha não perderia jamais essa oportunidade).
A receita é extremamente fácil: uma medida do tamanho que quiser de café em pó solúvel, a mesma medida duas vezes de açúcar e uma medida de água morna, bater na batedeira até ficar cremoso e fim. As quantidades você pode variar de acordo com o seu gosto, um pouquinho a mais ou um pouquinho a menos de açúcar, por exemplo. Tanto faz.
Você poderá também, se gostar, colocar uma colherinha de canela em pó.
A melhor parte é que para conservar é só guardar no freezer e, quando a hora mágica do seu café chegar, esquente o leite e coloque uma colher ou duas, ou três, o quanto preferir, do creme de café no seu leite quente e misture bem. Você vai abandonar o seu café com leite chato rapidinho.
Segue o passo a passo com fotos:
(Ah, quando fizerem, não esqueçam de me contar como ficou.)
3 Comentários
Delicioso!!!
Que bom que gostou, Maria. 🙂
🙂 obrigada