Se os legumes tivessem sexo, a berinjela com certeza seria uma mulher.
Existe algo sobre a berinjela que a faz ser atraente. Talvez a cor, talvez o brilho, não sei muito bem o que é, só acho a berinjela linda de viver.
Em cada país que eu visito, encontro a berinjela de maneiras diferentes, formatos diferentes e até cores diferentes.
O nome em inglês é terrível: eggplant (planta-ovo). Acho esse nome uma injustiça à sua beleza. Dei uma pesquisada e descobri que eles a chamam assim pois, antigamente, muito antigamente, os ancestrais da berinjela eram amarelados e menores, e se pareciam com ovos de ganso. Oi? Bom, é o que diz a história.
Se o nome em inglês não faz jus à sua majestade, em francês faz: aubergine. Você consegue imaginar um nome mais pomposo do que esse?
Na verdade, a berinjela é um fruto. Segundo os cientistas, o nome científico da planta é Solanum melongenium, cujo fruto chamamos de berinjela. Ela se desenvolve a partir do ovário de uma flor fecundada, mas isso é técnico demais pra mim.
O ponto é que a voz do povo deve ser ouvida e fica decidido, portanto, que gastronomicamente a berinjela deve ser usada como um legume.
Ok?
Não! Hoje, aqui no blog, vamos fazer dela uma “pasta”.
Receita de canelloni de berinjela recheado com ricota e frango.
Ingredientes
2 berinjelas grandes (cortadas em lâminas de meio centímetro)
250 gramas de ricota
350 gramas peito de frango
10 folhinhas de manjericão
Sal e pimenta
1 colher de sopa de Ervas de Provence (ou a sua erva seca de preferencia)
Molho de tomate (eu indico esse, mas pode ser qualquer molho de tomate que você goste)
5 tomates picados sem semente e sem pele
½ cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher de chá de açúcar
400 ml de extrato de tomate
Azeite de oliva
Sal e pimenta
Modo de fazer.
Em uma panela, coloque o peito de frango, cubra com água, acrescente sal, pimenta e dois dentes de alho inteiros. Ferva até que o frango fique cozido, espere esfriar, reserve o alho e desfie o frango.
Enquanto isso, corte as berinjelas em lâminas finas, polvilhe com sal dos dois lados, coloque-as em uma superfície plana e deixe desidratar por 40 minutos. Esse processo vai retirar o excesso da água da berinjela.
Misture a ricota com o frango desfiado, amasse os dois dentes de alho reservados e acrescente à mistura. Corte o manjericão em tirinhas e misture com o restante dos ingredientes. Acrescente a pimenta do reino, as Ervas de Provence e o sal. Prove e veja se está bem temperadinho. Nada impede de temperar um pouco mais se você achar necessário. Reserve.
Lave as berinjelas em água corrente, unte uma assadeira com azeite oliva, sal e pimenta do reino, coloque-as uma ao lado da outra, sem sobrepor, pincele a parte de cima com azeite, sal e pimenta e leve ao forno por 10 minutos a 190 graus. Vire as berinjelas e cozinhe por mais 10 minutos. Retire do fogo e espere esfriar.
Em uma frigideira, aqueça o azeite de oliva e refogue a cebola até que ela comece a ficar translúcida. Coloque o alho e refogue mais um pouco. Tempere com sal e pimenta. Acrescente os tomates e refogue novamente. Quando os tomates estiverem começando a desmanchar, acrescente o extrato de tomate, e meia lata (do extrato) de água. Espere ferver, coloque o açúcar, tampe a panela e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo.
Coloque uma colher de sopa do recheio na parte mais grossa da berinjela e enrole. Faça isso com todas as lâminas. Em um pirex, despeje o molho de tomate e coloque as berinjelas com a parte aberta para baixo. Leve ao forno por 10 minutos a 160 graus.
Para servir, nada impede de colocar um arrozinho branco ao lado, afinal, somos brasileiros e “pasta” com arroz tem tudo a ver. Ou sirva sozinho como canelloni mesmo. Foi assim que fizemos aqui em casa. Estava uma delicia. J
Posts Relacionados
Veja mais Receitas, Vegetarianas
3 Comentários
Artigo interessante, irei até retornar ao seu site com mais
frequência, para mais artigos como estes. Obrigado. 🙂
Obrigada. Fico feliz que tenha gostado. Qualquer dúvida estou à sua disposição.
Eu adoro berinjelas e com um recheio desse só pode ser uma delicia!!!