Para quem leu meu post sobre o canelone de berinjela já sabe que ela é minha queridinha. Os outros legumes da minha geladeira devem, com razão, sentir ciúmes dela.

Eu nunca entendi por qual motivo ou em quais circunstâncias algumas receitas pedem berinjelas descascadas. Mas eu já tinha percebido que, às vezes, as cascas das berinjelas ficam meio durinhas e outras vezes não.

Acontece que as berinjelas que demoram para ser colhidas, que crescem demais ou que ficam muito tempo na sua casa, esperando você decidir o que vai fazer com elas, acabam ficando com a casca mais firme que as outras.

Foram poucas as vezes que eu descasquei a berinjela, mas essas poucas vezes me fizeram acreditar, sem nenhuma prova científica, que isso fique claro, que quando eu descasco a berinjela, ela escurece menos. Enfim, pode ser algo da minha cabeça. O que vocês acham ?

Bom, outra discussão que as berinjelas causam é se devemos ou não colocá-las na água com sal ou polvilhar sal em cima antes de cozinhar. Na minha opinião, sim.

A minha maneira favorita é cortá-las, independente da forma, e colocá-las direto em um pote de água fria com um punhado de sal. Depois dou uma enxaguada, seco bem com papel toalha ou coloco naquelas tigelas de secar verduras, sabe? Dou umas boas giradas e fim. Você vai ver que água da berinjela ficará bem escura. Tenho certeza que existe alguma explicação inteligente para isso.

Eu acredito que, dessa maneira, consigo tirar um pouco do amargo da berinjela e fazer com que ela oxide menos e absorva muito menos gordura. A berinjela é uma esponjinha.

Eu fiz o processo que expliquei acima na receita do penne com berinjela de hoje. As fotos estão sem filtro, e você vai conseguir notar que elas escureceram um pouco menos do que de costume.

 Quanto a tirar ou não a casca, é uma opção sua. Eu vou continuar fazendo do meu jeito. Tiro quando me der vontade (rs).

 O queijo que usei foi o gruyère. Afinal, estou na França e ele, além de ser delicioso e derreter bem, tem um preço muito acessível por aqui. Você pode usar mozzarela, por exemplo.

 Simplicidade é palavra que define a receita de hoje.

Receita de Penne com berinjela e queijo.

 
 panela-da-ceci-pene-berinjela-queijo-1x panela-da-ceci-pene-berinjela-queijo-2x panela-da-ceci-pene-berinjela-queijo-3x panela-da-ceci-pene-berinjela-queijo-4x panela-da-ceci-pene-berinjela-queijo-5x panela-da-ceci-pene-berinjela-queijo-6x panela-da-ceci-pene-berinjela-queijo-7x panela-da-ceci-pene-berinjela-queijo-8x panela-da-ceci-pene-berinjela-queijo-9x panela-da-ceci-pene-berinjela-queijo-10x panela-da-ceci-pene-berinjela-queijo-11x panela-da-ceci-pene-berinjela-queijo-12x panela-da-ceci-pene-berinjela-queijo-13x panela-da-ceci-pene-berinjela-queijo-14x panela-da-ceci-pene-berinjela-queijo-15x panela-da-ceci-pene-berinjela-queijo-16x panela-da-ceci-pene-berinjela-queijo-17x panela-da-ceci-pene-berinjela-queijo-18

 Ingredientes.

 1 berinjela grande (ou duas médias) cortada em cubos de um centímetro

2 dentes de alho picados

1 cebola pequena ou êchalote picada

450 gramas de macarrão penne

250 gramas de queijo gruyère ralado

1 colher de salsinha picada

6 colheres de azeite de oliva

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer.

Aqueça o forno em temperatura alta ou grill, se ele tiver essa opção.

Em um frigideira grande, aqueça em fogo médio 3 colheres de sopa de azeite de oliva. Acrescente a berinjela, um pouco de sal e refogue durante 15 minutos. Os cubos da berinjela vão diminuir consideravelmente de tamanho. Abra um círculo no meio e acrescente a cebola, refogue por um minutinho, acrescente o alho, a salsinha, misture tudo e refogue por mais 3 minutos.

Coloque uma panela com bastante água no fogo e leve à fervura. Quando estiver fervendo, acrescente um punhado generoso de sal. Acrescente o penne e cozinhe até um minuto antes do que o indicado na embalagem. Escorra.

Misture a berinjela com o macarrão. Acrescente o queijo, o restante do azeite, cuidadosamente acrescente mais sal e pimenta reino a gosto. Misture tudo, coloque em um pirex e leve ao forno já aquecido até que o queijo derreta e comece a ficar douradinho.

Pronto! É só servir e saborear.



Panela da Ceci (=



Compartilhar:

Veja mais , ,

2 Comentários

  • lansucci says:

    Sou a louca da berinjela. Amomuitoooo. De qualquer maneira, embora NUNCA a prepare frita nem empanada. No máximo um tempurá quando estou num restaurante japonês-só às vezes-. Aliás, era isso o que queria te dizer, as berinjelas do tipo japonesas são”tudibom”. Delicadas, doces, supermacias e práticas. Não sei se você já provou, se existe na França. Quando voltar ao Brasil você encontrará na Liberdade. Sempre compro na Casa Bueno. O melhor atendimento, sempre. Que povo gentil. Não são meus parentes nem ganho nada com a propaganda kkkk. Mas sou cliente fiel, mesmo morando a 350km ????. Bjo

  • Rebeca says:

    Hmm simples, rápido e com esses ingredientes não tem como não ficar bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *