Todo mundo sabe que eu sou fã de peixe. Bacalhau, então, sempre adorei.

Todo mundo sabe também que eu tenho um preconceito com as pessoas que tem frescurinhas para comer.

Aí, quando chega época de bacalhau, tenho que ver fulano dizendo que o pimentão é isso, que o tomate é aquilo, a azeitona é aquilo outro. Um torcendo o nariz de um lado, outro raspando os temperos do outro, enfim, acontece nas melhores famílias.

Para que você não precise passar por isso, vou compartilhar com vocês uma receita de bacalhau diferente. Ela é muito tradicional em Portugal e foge bem dos padrões que vemos por aqui. Fica uma delícia e todo mundo adora.

A batata, por ser frita, mantém o formato e não desmancha no forno.

A cebola caramelizada quase desaparece e fica só o gostinho, fácil fácil de enganar quem não come cebola.

Quanto às natas, às vezes fica difícil de achar por aqui. Em São Paulo, eu já encontrei no Assai, Pão de Açucar e Bon Marché. Se não achar, use creme de leite sem soro. Para tirar o soro do creme de leite, é só deixar umas horinhas na geladeira, fazer um furinho da parte de baixo da latinha e deixar o soro escorrer.

Quando fazemos bacalhau, temos que tomar muito cuidado com o sal e dessalgá-lo muito bem. Eu começo a dessalgar uns dois dias antes, em água bem gelada e na geladeira. A dica é cortar o bacalhau em postas pequenas e ir provando a água que, no final, não deve ficar mais salgada. Troque muitas vezes a água e use um pote grande, onde você possa colocar bastante água. Mantenha sempre na geladeira.

Ah, antes que eu me esqueça, já que nessa receita o bacalhau é desmanchado em lascas, você não precisa gastar muito do seu rico dinheirinho, que está valendo quase nada nessa nossa economia decadente. Pode comprar um bacalhau mais baratinho, não muito grosso. Não precisa ser lombo. Assim,  além de impressionar a sua família, você economiza uma graninha

Receita de Bacalhau as Natas. 

 panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-1x
panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-2x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-3x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-4x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-5x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-6x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-7x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-8x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-10x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-11x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-12x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-13x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-14x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-15x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-19x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-20x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-21x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-22x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-23x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-24x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-25x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-26x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-27x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-28x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-29x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-30x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-31x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-32x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-33x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-35x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-36x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-37x panela-da-ceci-bacalhau-as-natas-38

Ingredientes.

1 kg de bacalhau dessalgado

2 cebolas grandes cortada em juliennes (meia lua)

3 batatas médias cortadas em cubos

3 dentes de alho picados

1 folha de louro

125 ml de azeite

40 gramas de manteiga (ou duas colheres bem cheias)

40 gramas de farinha (ou duas colheres bem cheias)

250 ml de leite (ou um copo cheio)

250 ml de nata (ou de creme de leite sem soro)

200 ml da água da fervura do bacalhau.

Salsinha picada a gosto

3 colheres grandes de farinha de rosca

Gotas de limão

Queijos ralado fresco (pode ser mozzarella ou parmesão)

Óleo para fritar as batatas

Azeite para pincelar

Sal, pimenta do reino e nóz moscada  a gosto.

 

Modo de fazer.

Em uma panela com água, coloque o bacalhau para ferver. Deixe fervendo por cinco minutos. Não precisa de muita água, só o suficiente para cobrir o bacalhau.

Retire o bacalhau e deixe esfriar. Reserve 200 ml da água do bacalhau.

Quando o bacalhau já estiver frio o suficiente para não queimar a sua mão, limpe-o de peles e espinhas e desmanche em lascas grandes. Reserve.

Em uma panela funda, coloque o óleo para fritar as batatas e aqueça bem. As batatas devem ser cortadas em quadrados pequenos de cerca de 1,5 cm. Seque-as bem com um pano de prato antes de fritar. Frite todas as batatas. Talvez você tenha que fazer esse processos em etapas, afinal, se colocar muita batata na panela, a temperatura do óleo baixa muito e, além de demorar muito tempo, elas ficam encharcadas de óleo. Depois de fritas, reserve em um recipiente com papel toalha.

Em uma outra panela, vamos fazer o molho branco. Derreta a manteiga e acrescente a farinha, mexa bem. (Na gastronomia, esse processo é chamado de roux, e serve para engrossar o molho.) Assim que você acrescentar a farinha, ela vai absorver a manteiga e engrossar. Continue mexendo em fogo baixo até que ela fique um pouco líquida, espere que ele adquira uma cor bege claro. O importante é cozinhar bem para que o molho não fique com gosto de farinha depois.

Comece acrescentando a água que reservamos do bacalhau, pouco a pouco e mexendo bem para não criar pelotas, depois faça o mesmo processo com o leite e as natas.

Tempere com sal (tome cuidado, pois o bacalhau já é salgado), pimenta do reino, noz moscada e umas gotinhas de limão. Reserve.

Em uma frigideira, aqueça o azeite, coloque as cebolas picadas, o alho e a folha de louro. Refogue em fogo médio, até elas ficarem bem douradas e caramelizadas. Mexa só quando for necessário. Quanto você menos mexer, melhor. Não tenha pressa, a cebola começa a caramelizar quando toda a água for evaporada. O objetivo é caramelizar as cebolas e não fritá-las. Quando as cebolas estiverem bem caramelizadas, retire a folha de louro, junte o bacalhau reservado e refogue por alguns minutinhos. Acrescente a salsinha picada. Junte a batata e misture bem. Junte 2/3 do molho reservado e também misture bem.

Pincele um pirex que possa ir ao forno com azeite. Coloque o bacalhau, cubra com o restante do molho. Misture o queijo ralado com a farinha de rosca e distribua por cima.

Leve ao forno alto até ficar bem douradinho.

Agora, é só servir com um arroz branquinho ou com salada e aproveitar seu bacalhau sem os olhares de reprovação dos chatos da sua família que não comem legumes. J

Ou, se você for desses chatinhos, aproveite seu bacalhau sem ter que comer aquelas “coisas” que você não gosta.

 



Panela da Ceci (=



Compartilhar:

Veja mais , ,

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *