É, já não bastava eles terem os restaurantes mais estrelados do mundo, terem os melhores pães, queijos e vinhos maravilhosos, eles também incentivam as pessoas a cozinharem com excelência nas suas casas.

 E, para isso, com o patrocínio do Ministério da Agricultura e da Alimentação, criaram a Federação Francesa de Cuisine, em 2007, que tem como objetivo promover a culinária como um passatempo, para pessoas normais como nós.

 Dentre as inúmeras ações, podemos destacar:

  • O campeonato francês de cozinha amadora, que acontece todo ano, com participantes não graduados em gastronomia. Tipo um Master Chef, mas sem a TV e sem a Ana Paula Padrão chorando todos os dias.
  • Inúmeros cursos para crianças e adultos, como o curso dado nas escolas para alunos e pais, com o objetivo de minimizar o desperdício de alimentos, com receitas deliciosas usando cascas de frutas e legumes.
  • Aulas participativas com chefes franceses nas feiras livres das cidades, onde os chefes devem cozinhar com os produtos que eles encontrarem em boa qualidade e em oferta na feira.

E é aí que eu entro. Uma luz divina brilhou sobre mim quando eu vi que poderia fazer aulas for free com chefs franceses.

Fui correndo para o site e me inscrevi em todos cursos disponíveis. Peraí, eu não falo francês! E daí? Eu enxergo muito bem e, prestando bastante atenção, consigo entender tudo.

Já fiz duas aulas e estou fascinada. Não vejo a hora das próximas.

No site da federação você consegue ver os locais e as datas das aulas. É só se inscrever ou aparecer 15 minutos antes das aulas começarem. O problema de não se inscrever é que, só deixam você participar se tiver espaço sobrando ou se alguém que se inscreveu não for. Segue o link: http://www.ffcuisine.fr/evenements/

Abaixo com compartilho com você fotos da primeira aula. Fizemos um salmão com molho de cúrcuma, também conhecido no Brasil como açafrão da terra, acompanhado de clafoutis de cogumelo, que nada mais é que um bolinho de ovos com cogumelos, decorado de um jeito bem afrancesado, com uma teia de parmesão.

Depois das fotos, eu coloquei as receitas, caso você queira se aventurar e promover um jantar gourmetizado à la francesa na sua casa.

Para dicas de como preparar um bom salmão, clique aqui.

panela-da-ceci-aulas-chef-frances-paris-2x panela-da-ceci-aulas-chef-frances-paris-3x panela-da-ceci-aulas-chef-frances-paris-4x panela-da-ceci-aulas-chef-frances-paris-5x panela-da-ceci-aulas-chef-frances-paris-6x panela-da-ceci-aulas-chef-frances-paris-7x panela-da-ceci-aulas-chef-frances-paris-8 panela-da-ceci-aulas-chef-frances-paris-9x panela-da-ceci-aulas-chef-frances-paris-10x panela-da-ceci-aulas-chef-frances-paris-11x panela-da-ceci-aulas-chef-frances-paris-12x panela-da-ceci-aulas-chef-frances-paris-13x panela-da-ceci-aulas-chef-frances-paris-14x panela-da-ceci-aulas-chef-frances-paris-15

Receita de Salmão no molho de cúrcuma e clafoutis de cogumelos  (4 pessoas)

Clafoutis
40 gramas de maizena
2 ovos
80 gramas de queijo parmesão ralado fresco
2 ramos de manjericão
200 ml de creme de leite fresco sem soro
10 gramas de manteiga
100 gramas de cogumelos Paris limpos e picados
50 gramas de cebola picada
Sal e pimenta a gosto
Azeite
Aqueça o forno a 180 C. 
Em um frigideira quente, coloque um pouco de azeite e refogue a cebola. Acrescente os cogumelos picados, a manteiga e deixe refogando por alguns minutos. Acrescente sal e pimenta e retire do fogo. Reserve. Em uma tigela, misture bem os ovos, a maizena, o queijo parmesão e o creme de leite. Acrescente o refogado dos cogumelos e incorpore bem. Unte formas de cupcake, coloque a mistura e leve ao forno durante 18 minutos ou até ficar dourado e firme.
Molho de cúrcuma
200 ml de creme de leite fresco sem soro
1 colher de sopa rasa de cúrcuma em pó
12 tomatinhos cereja cortados ao meio
50 gramas de cebola picada
2 ramos de manjericão picado
Azeite
Sal e pimenta a gosto
Em uma frigideira quente, coloque um pouco de azeite e refogue a cebola. Em fogo baixo, acrescente o creme de leite e incorpore bem. Em seguida, acrescente a cúrcuma, o sal e a pimenta. Aumente o fogo, acrescente os tomatinhos e cozinhe por 2 minutos. Adicione o manjericão e reserve.
 
Salmão
3 filés de salmão sem pele, cortados em cubos
Sal e pimenta a gosto
Azeite
Em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite e coloque o salmão com a parte que tinha a pele voltado para baixo. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos. Adicione sal e pimenta.
Teia de parmesão para decorar
50 gramas de parmesão em pó ralado fresco
Aqueça uma frigideira antiaderente, polvilhe o parmesão, formando um círculo. Retire do fogo e deixe esfriar. Vire a teia e leve ao fogo por mais alguns segundos. Deixe esfriar.


Panela da Ceci (=



Compartilhar:

Veja mais

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *