Você pode até não gostar de pimentões, mas é impossível não achá-los lindos. Eu, particularmente, adoro. Acho incrível a combinação de sabor e textura. E, aqui em Paris, eles estão especiais: grandes, vivos e brilhantes.
Vi a receita de hoje no livro da Martha Stewart. Achei muito interessante. Já conhecia pimentões recheados de tudo quanto é jeito, mas não com pasta. Na verdade, nunca tinha visto pasta recheando nada.
Quando vi que o spaghetti ainda era à putanesca, um dos meus favoritos, não resisti e tive que colocar na minha panela. O ardidinho do putanesca com o doce dos pimentões não poderia dar errado. E não deu.
Dizem que a origem do molho à putanesca faz jus ao nome, e foi criado nos bordeis de Napoli, mas também já conhecia outras histórias a respeito da sua origem. O fato é que todas as histórias têm a mesma essência: alguém, em um bordel ou não, na região de Campagna, na Itália, tinha que fazer um prato para outro alguém e estava com poucos ingredientes à disposição. Pegou o que tinha na geladeira e na despensa, e criou essa delícia. Bendito seja esse alguém!
Como toda receita italiana, existe a sua versão original, que também é um mistério, já que todos os chefes têm a sua receita original, que é originalmente um pouco diferente uma da outra.
Na verdade, o bacana desta receita é o fato do pimentão ser recheado com macarrão. O molho que você vai usar, pouco importa. Crie a combinação que na sua cabeça faça sentido. Na minha, putanesca não poderia ser melhor.
Eu usei o spaghettini. Achei que ficaria mais bonito dentro dos pimentões.
Receita de Pimentões recheados com spaghettini à putanesca (6 pessoas)
Ingredientes
6 pimentões sem pele (de preferência de cores diferentes: vermelho, amarelo ou laranja)
230 gramas de spaghettini
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 anchovas
½ cebola roxa picada
2 colheres de alcaparras (lavadas e escorridas)
2 colheres de vinagre de vinho tinto (eu fiz com balsâmico)
2 tomates sem semente e sem pele picados
½ colher de chá de pimenta calabresa
Pimenta do reino
Sal
Orégano fresco
Mode de fazer.
Dica: Para retirar a pele dos pimentões, pincele toda a superfície do pimentão com azeite, leve ao forno por 10 minutos a 200 °C, retire os pimentões, coloque dentro de um saquinho e feche hermeticamente. Espere 10 minutos, retire os pimentões e é só puxar a casca com a mão. Se tiver um pouco de dificuldade, introduza uma faca embaixo da pele no pimentão e vá desgrudando aos poucos.
Com uma faca, corte ao redor dos talos dos pimentões e jogue fora. Retire com cuidado todas as sementes. Tempere generosamente a parte interna dos pimentões com sal e pimenta do reino.
Coloque uma panela com bastante água no fogo e leve à fervura. Quando estiver fervendo, acrescente um punhado generoso de sal. Cozinhe a pasta até dois minutos antes do que o indicado na embalagem.
Aqueça o forno na temperatura de 180 °C.
Em uma frigideira grande, aqueça o azeite em fogo médio, acrescente as anchovas e amasse com a parte de trás de uma colher até desmanchar. Acrescente as cebolas, as alcaparras, a pimenta calabresa e refogue até que a cebola comece a ficar transparente, mais ou menos uns 3 minutos. Coloque as 2 colheres de vinagre e mexa até que o vinagre evapore. Acrescente as azeitonas e o tomate. Caso seja necessário acrescente sal. Jogue a pasta já escorrida na frigideira e incorpore o molho.
Recheie com ajuda de um garfo. Coloque os pimentões em um pirex e leve ao forno até a pasta começar a ficar moreninha, de 10 a 15 minutos. Espere esfriar um pouco e enfeite com folhas de óregano (ou manjericão).
Eu usei um pouco da pasta que sobrou para dar suporte para o pimentão ficar em pé no prato. É só fazer um círculo e colocar o pimentão no meio.
Hummmm!!!
Posts Relacionados
Veja mais Dicas, Massas e molhos, Receitas, Vegetarianas
3 Comentários
Macarrão e pimentão, que delicia!!
Hummm, que delicia…
Que delicia além de lindo!!!