Talvez os meus anos de vivência nos Estados Unidos tenham alimentado a minha preferência por hambúrgueres caseiros. Afinal, embora lá seja a terra do fastfood, também é a terra do barbecue, e todo cidadão americano que se preza tem uma receita de hambúrguer escondida na manga para as tardes de verão na churrasqueira.
Os experts em hambúrguer acabam enlouquecendo quando entram no assunto de qual é o melhor tipo de carne moída para usar e qual é a mistura entre tipos de carne moída que constroem o hambúrguer mais suculento.
O que eu acabei entendo é que, para um hambúrguer ficar suculento, precisa ter uma quantidade significativa de gordura com a carne moída. Para os bons em matemática, um bom jeito de pensar é 70/30, sendo 30% uma carne gorda.
Para mim, o melhor tipo de carne moída que tem no Brasil é o patinho. Mas ele não tem muita gordura e, sozinho, faria um hambúrguer massudo, duro e nada suculento.
Então, eu que sou fã de carteirinha de bacon, achei a minha combinação perfeita. Misturo os dois e, acreditem em mim, suculência é o sobrenome desse hambúrguer. Você pode fazer da maneira que quiser, mas pense sempre que a regrinha 70/30 é fundamental.
Quanto aos acompanhamentos, queijo, salada, picles, maionese, também dariam um outro post inteiro. Como eu disse, hambúrguer é coisa séria.
Para este dia cheio de seriedades, resolvi colocar no meu hambúrguer cebola caramelizada no vinho branco e, já que acabamos de voltar da suíça e trouxemos um queijinho direto de lá, vou rechear o hambúrguer com ele.
Hummmmm!
Receita de Hambúrguer recheado de queijo suíço, com cebolas caramelizadas no vinho branco (4 pessoas)
Ingredientes
200 gramas de bacon moído (eu moí o meu bacon no liquidificador, mas se você tiver um processador ficará muito melhor)
2 gemas de ovo (pra dar liga e acrescentar um pouco mais de gordura na mistura)
½ cebola média bem picadinha
1 alho picado
2 colheres de molho inglês
1 colher de chá de sal
Pimenta do reino a gosto
80 gramas de queijo suíço
Óleo de girassol para fritar (ou o óleo para frituras da sua preferência)
Cebola caramelizada
4 cebolas grandes cortadas em tiras (julienne)
250 ml de vinho branco
1 colher de mel (veja nosso post sobre mel aqui)
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
Mode de fazer.
Misture todos os ingredientes do hambúrguer, menos o queijo, é claro. Prove e veja se está bom de sal. Tente misturar bem todos os ingredientes, mas não amassar muito a carne. Quanto mais amassar, mais dura ela ficará.
Divida em 4 partes iguais. Para cada parte, divida pela metade, molde no formato do hambúrguer, coloque o queijo no meio (20 gramas), depois a outra parte em cima. Vá moldando até o hambúrguer ficar no formato correto.
Envolva todos os hambúrgueres individualmente em papel filme e leve a geladeira por no mínimo 40 minutos. Esse processo é necessário para que o hambúrguer não perca a forma durante o cozimento. Você pode deixar os hambúrgueres feitos um dia antes. Retire do papel filme, polvilhe com sal e pimenta os dois lados e frite.
Dica 1: Para o seu hambúrguer ficar ainda mais suculento, faça um processo que em inglês se chama baste (em português descobri que é alinhavado, mas achei esse nome muito ruim). Nada mais é do que, após ter fritado um lado, virar o hambúrguer e acrescentar uma colher de manteiga, um alho amassado e um ramo de alecrim na frigideira. Incline a frigideira e, com uma colher, comece a jogar a manteiga derretida repetidamente sobre o hambúrguer. Esse processo fica melhor se você fizer um hambúrguer por vez (você pode colocar os hambúrgueres já prontos envolvidos em papel alumínio para não esfriar).
Retire os hambúrgueres da frigideira, envolva-os em papel alumínio e deixe quietinhos por 3 minutos. Esse processo é importante para que todos os líquidos que estão dentro do hambúrguer se acomodem e não comecem a escorrer na primeira mordida.
Dica 2: Se você gosta dos seus hambúrgueres bem passados, depois de dourar os dois lados termine o cozimento no forno, a 200 graus por 8 minutos.
Cebola caramelizada com vinho branco
Após cortar todas as cebolas em tiras finas, derreta a manteiga em uma panela juntamente com o azeite de oliva. Acrescente as cebolas, deixe em fogo médio e tente misturar o menos possível. Só misture quando a parte debaixo estiver ficando dourada. Esse processo é um pouco longo e você pode acelerá-lo acrescentando uma pitada de sal, que vai ajudar a desidratar a cebola mais rápido. Quando a cebola estiver quase toda douradinha, acrescente o vinho branco, a colher de mel, misture e espere que o vinho evapore por completo.
Dica 3: Na mesma frigideira que você fritou o hambúrguer, tire o excesso de gordura ou levante um pouco a frigideira e doure o pão.
Para este hambúrguer, só acrescentei uma maionese gostosa no pão. Afinal, o que não falta nele é sabor. Aproveite!
Posts Relacionados
Veja mais Pães e lanches, Receitas
3 Comentários
Hummm, bom demais!!!!
Meu reino por um desses agora!! 😛
Meu reino por um desses agora!! 😛