O fato é que pêssego é bom de qualquer jeito, mas quentinho é simplesmente fenomenal.
Eu vi a receita de hoje em um programa de TV americano. É prática, feita em potinhos individuais, não dá trabalho, não precisa de batedeira, liquidificador, mixer, nada disso.
Você pode acompanhar com um sorvete de baunilha ou de creme, ou chantilly, ou nada. Só vai precisar de um copinho de água ao lado, porque ele é magnificamente docinho.
Para tirar as peles do pêssego, se ele estiver bem durinho, faça com um descascador. Se já estiver maduro, use o mesmo processo que você usa para tirar as peles do tomate. Coloque uns trinta segundos em água fervendo, depois coloque em um pote de água fria. E, com a ajuda de um papel toalha, segure com uma mão e torça com a outra. A pele vai sair quase inteira.
A receita usa extrato de baunilha. Eu tinha a vagem de baunilha aqui em casa e optei por usá-la. Fica a seu critério.
Para assar, coloque dentro de uma assadeira, pois ele vaza um pouquinho e você não quer ficar tirando calda de açúcar fria de dentro do forno depois, né?
Vamos lá!
Receita do Bolo invertido de pêssego (4 pessoas).
(As fotos abaixo são ilustrativas. As quantidades corretas estão na receita.)
x x x x
x
Ingredientes.
¼ de xícara de açúcar mascavo
2 pêssegos grandes
20 gramas de gengibre ralado
½ xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1/3 de xícara de açúcar refinado
½ xícara de creme de leite
½ colher de sopa de extrato de baunilha
Modo de fazer.
Aqueça o forno em temperatura baixa, em torno de 80 graus.
Distribua 2 colheres de manteiga entre os potinhos individuais. Derreta a outra colher no micro-ondas e reserve. Divida também o açúcar mascavo nos potinhos. Descasque os pêssegos, conforme eu ensinei lá em cima, e corte em lâminas grossas, como se fossem gominhos de mexerica. Distribua os pêssegos nos potinhos, por cima da manteiga e do açúcar, e salpique o gengibre dividindo em quantidades iguais entre os potes. Reserve.
Em um recipiente, misture a farinha, o fermento e o sal (se for usar a vagem de baunilha, coloque aqui as sementinhas).
Em outro recipiente, misture o açúcar refinado, o creme de leite, o extrato de baunilha e a colher de manteiga derretida.
Junte e misture muito rapidamente, sem mexer em excesso, os ingredientes dos dois recipientes.
Divida a massa entre os quatro potinhos. Coloque os potinhos dentro de uma assadeira e leve ao forno já aquecido por cerca de 25 minutos ou até que a massa esteja bem douradinha.
Retire e aguarde 5 minutos. Passe a faca ao redor dos potes para soltar a massa, cubra com um prato, inverta e sirva rapidamente, acompanhado de um bom sorvetinho de creme ou baunilha.
Não se sinta culpada de querer comer tudo sozinha. Aqui éramos dois e comemos os quatro potes, sem dó e nem piedade.
Posts Relacionados
Veja mais Doces e Sobremesas, Receitas
2 Comentários
Eu pessoalmente não gosto muito de doces, mas pêssego adoro e neste doce parece especial, fiquei com vontade de experimentar!!!
Nunca vi uma baunilha!! Rsrs