Vista na Queijaria da Cidade do horizonte na Serra da Canastra. Montanhas sobrepostas, árvores e céu limpo.
Melhor queijo da Serra da Canastra. Queijaria da Cidade.

Não existe viagem mais gostosa para ratinhos humanos do que visitar a Serra da Canastra

Quando você chegar a São Roque de Minas (cidade principal da Serra da Canastra), Roça da Cidade vai ser a primeira queijaria que vão te indicar.

Ela fica perto da cidade, no começo da estrada para a Serra, tem uma vista linda e o João fez um trabalho incrível pra deixá-la acessível aos turistas. Dependendo de onde você estiver em São Roque, dá até pra arriscar uma caminhada até lá. Alguns se referem à Roça da Cidade como Agro-Serra, que é o seu nome antigo.

Roça da Cidade – Um dos melhores queijos da Serra da Canastra

Tem um vendinha na frente, onde você consegue ver por uma janela os queijos maturando, enquanto prova os queijos de maturações diferentes e te explicam tudo sobre os queijos de lá. Infelizmente, não conseguimos falar com o João, mas descobrimos que ele é o atual presidente da Aprocan (Associação de Produtores de Queijo Canastra).

Nos contaram que o João foi um dos primeiros a se adequar as regras para conseguir o SIF (Serviço de Inspeção Federal), que assegura a qualidade de produtos de origem animal. Que ele teve que passar por reformas longas, cansativas, com muitas idas e vindas, tentando se enquadrar a regras que foram feitas para serem impossíveis de ser alcançadas.

O queijo do João (Roça da Cidade) fabrica cerca de 12 queijos comuns por dia e um Canastra Real, que é um queijo que será maturado durante 6 meses. Para isso, ele precisa ser maior, pois a maturação vai criando uma camada espessa de fora para dentro e ele precisa ter bastante miolo. É o queijo mais caro da Canastra, que também é fabricado em outros sítios. Lá custava em média de 600 reais o quilo. Ele é salgadinho e a consistência lembra um parmesão, só que melhor. Só que Canastra. Só que brasileiro. Só que nosso.

Queijo Canastra Real – Roça da Cidade


Visitei outros produtores de queijo na Serra da Canastra e fiz questão de escrever sobre um pouquinho de cada um.

Para ver mais sobre produtores de queijo, é só clicar nos links abaixo:

O queijo da Silmar e do Vicente – Santuário do Mergulhão

O queijo do Carlos Henrique e da Solange – Fazenda Capão Grande

O queijo do Guilherme – Estância Capim Canastra

O queijo do Zé Mário

O queijo do Ivair



Panela da Ceci (=



Compartilhar:

Veja mais

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *