Eu não sei vocês, mas eu odeio fazer feira para os outros. Isso pode ser um trauma de adolescência. As frutas que eu comprava para a minha mãe ou avó nunca estavam de acordo com as regras de qualidade de cada uma.
Elas desenvolveram ao longo dos anos as suas técnicas, artimanhas e sabedorias na hora de decidir se a fruta “tá boa”, “não tá boa” ou “não tá boa ainda, mas vai ficar boa”, e isso às vezes poderia estar relacionado com aparência, outras vezes com o peso, outras com o cheiro, outras com o feeling, outras com análise psicológica terapêutica hipnótica que elas faziam com a fruta antes de comprar. São anos de experiência, e na cozinha, meu amor, experiência é tudo. E duvido que algum chef no mundo fale o contrário.
Cada fruta tem o seu próprio momento, seu próprio ciclo, o que dificulta muito a nossa seleção. Por isso que na feira vemos gente apertando, pesando com mão, cheirando, alisando, conversando, tentando fazer uma análise psicofrutística antes de colocar a bendita fruta na sacola.
Existem frutas que chegam no seu pico de amadurecimento no pé, e depois de colhidas raramente continuarão desenvolvendo sabor. Quando colhidas muito cedo, dificilmente vão ficar doces, suculentas e vibrantes. Esses frutos são conhecidos como frutos não-climatéricos. Se enquadram nessa categoria: coco, uva, limão, amora, framboesa, figo, carambola, cereja, romã, melancia, morango, abacaxi, laranja, pimenta-doce, etc.
Porém, existem também os frutos climatéricos, que produzem por si só o etileno, que é conhecido como hormônio do amadurecimento vegetal. Eles não dependem do pé da fruta para amadurecer. As frutas que se enquadram nessa categoria são: tomate, kiwi, caqui, pêra, maracujá, pêssego, nectarina, ameixa, maça, abacate, melão, banana, manga, mamão, azeitona, etc.
Abaixo, listo para vocês algumas técnicas que aprendi para escolher as melhores frutas. Com certeza vocês terão outras técnicas, outras opiniões e vou adorar editar esse post cada vez que alguém me apresentar uma nova sabedoria frutística.
ABACATE
- Segure o abacate na palma da sua mão. Quanto mais pesado e firme, melhor estará o abacate.
- Aperte-o suavemente sem usar a ponta dos dedos, para não amassar. Embora esteja firme, ele deve ceder um pouco, mas sem amassar. Se estiver bem duro, significa que ele ainda demorará alguns dias para amadurecer.
- Aperte delicadamente com a ponta dos dedos o “umbigo” do abacate. Ele deve estar macio, e não mole.
- Tente escolher um abacate sem manchas e de cor forte e vibrante. Quanto mais novo o abacate, mais vibrante será sua cor. Manchas escuras, pontos marrons, amassados e machucados devem ser evitados.
- Dê uma leve sacudida do abacate. Se a semente estiver solta, ele está maduro e pronto para ser consumido, mas não esqueça de fazer as outras análises para ter certeza que ele não está passado.
- A cor do abacate pode variar de acordo com o seu tipo. O abacate conhecido como avocado, é menor, tem a casca mais dura e a coloração mais escura. Quanto mais maduro, mais escuro ficará. Já o abacate verde, além de ser maior, tem uma casca mais fina, mais clara e tem uma coloração mais amarelada de acordo com envelhecimento.
- Caso compre abacates verdes, em temperatura ambiente, eles amadurecem em mais ou menos 5 dias. Para eles amadurecerem mais rápido, coloque o abacate em um saco de papel craft (saco marrom, de pão francês de padaria) junto com uma maçã ou banana. Para diminuir o processo de amadurecimento, coloque-o na geladeira.
BANANA
- Quanto mais amarela, melhor. Manchinhas pretas, embora sejam sinais de amadurecimento, quando em grande quantidade significam sinais de envelhecimento, e mostram que a banana já está passando do ponto.
- Às vezes, as bananas estão amarelas no corpo, mas verdes na extremidade. Isso significa que elas estão verdes ainda. Se o talo estiver marrom e seco, significa que a banana pode estar já madura demais.
- Bananas gordinhas costumam ser mais saborosas e ter mais nutrientes que bananas magrelas.
- Nunca lave as bananas, pois acelera o amadurecimento da casca, e não desenvolve o sabor da banana, acabando com uma casca marrom, envelhecida por fora e uma banana insossa por dentro.
- Não guarde a banana na geladeira. O processo será similar ao que citei acima.
- Para conservar as bananas por mais tempo, separe-as uma das outras com uma tesoura, tentando deixá-las com um pedaço de talo em cada uma.
LARANJA
- Quanto mais pesadas, mais suculentas.
- Laranjas novas costumam ainda ter uma parte do talo no umbigo, como se fosse a bordinha do talo (conforme foto). Laranjas velhas tendem a ser menos suculentas.
- Laranjas de cascas duras costumam ser mais secas.
- A cor da laranja tem mais a ver com a variedade do que com o amadurecimento.
- Cascas murchas e enrugadas são sinais de que a fruta está passada, provavelmente com pouco suco e amargas.
ABACAXI
- Abacaxis muito verdes e duros normalmente foram colhidos muito cedo e não ficarão suculentos e doces. Procure abacaxis com tons mais amarelados e evite os abacaxis com tons escuros e amarronzados, podem estar passados.
- Quanto mais aberto estiverem os gomos do abacaxi ( formatos geométricos da casca), mais maduro estará.
- Abacaxis maduros têm cheiro doce. Se o cheiro for muito forte e azedo, ele pode estar passado.
- Apalpe suavemente sem usar a ponta dos dedos, para não amassá-lo. Deverá estar firme, mas deve ceder um pouco a sua pressão, sem amassar.
- A técnica de arrancar uma das coroas do abacaxi, embora seja interessante, não é muito certeira. Opte pelas técnicas anteriores. Caso deseje realizá-la, escolha uma folha que ainda estiver verde e no centro do abacaxi e puxe. Dizem que, se a folha sair com facilidade, o abacaxi estará maduro. Folhas escuras são velhas e sairão facilmente do abacaxi mesmo sem o abacaxi estar maduro, é apenas um sinal de velhice da folha.
MAÇÃ
- A cor da maçã depende muito a sua variedade. Muitas maçãs hoje são cobertas com cera, o que faz parecer mais vibrantes do que realmente são.
- Prefira maçãs firmes e pesadas em relação ao tamanho.
- A casca da maça deve estar lisa, sem machucados e manchas marrons. Apalpe a fruta levemente e veja se não existem pontos moles por baixo da casca, que indicam batidas. Esses machucados fazem a fruta liberar polifenol oxidase, que faz com que a maça escureça, altere seu sabor e envelheça mais rápido.
- A doçura da maça, assim como a suculência, varia de acordo com o tipo. Será necessário conhecimento prévio do tipo de cada maçã para determinar qual que se adequa mais ao seu gosto. Vale ressaltar que maçãs mais avermelhadas são mais doces e maçãs mais verdes mais azedinhas.
- As maçãs vermelhas escuras, conhecidas como maçãs argentinas, embora sejam perfeitas e lindas por fora, tendem a ser mais arenosas e menos suculentas.
MELÃO
- A cor do melão pouco interfere na fruta. A casca deve estar firme, sem batidas, não deve estar pegajosa e com manchas úmidas.
- Pressione a extremidade oposta à haste do melão. Se ela ceder um pouco, provavelmente ele está maduro. Se estiver muito firme, a fruta ainda pode estar verde. Se estiver muito mole, pode estar passado.
- O melão maduro tem um perfume adocicado. A falta desse perfume pode indicar que o melão foi colhido antes do tempo e dificilmente vai ficar muito doce e saboroso.
LIMÃO
- Busque o limão com casca fina, cor vibrante e pesado em relação ao tamanho.
- Limão de casca grossa normalmente indica pouco suco, além de ser mais difícil de espremer.
- Limão novo costuma ainda ter uma parte do talo no umbigo do limão, como se fosse a bordinha do talo (conforme foto). Limão velho tende a ser menos suculento.
- Casca escura e enrugada, indica que o limão está passado e amargo.
- Depois de colhido o limão dificilmente amadurece, por isso tente comprar a fruta já madura.
MORANGO
- Morango pequenos são mais saborosos que os morangos grandes, embora os grandes sejam mais bonitos, eles são mais aguados e com menos sabor. Escolha morangos firmes, sem machucados, e com o talo. Quantos mais verde estiver o talo mais novo está o morango.
- Morangos maduros exalam aroma.
- Guarde os morango na geladeira sem tirar o talo, sem lavar e em um recipiente aberto. O morango precisa respirar.
- Lave os morangos antes de consumir e retire os talos somente após lavar, eles impedem que o centro do morango fique úmido.
- Morangos em temperatura ambiente são mais saborosos, tire da geladeira 30 minutos antes de consumir.
- Quando comprar em caixinhas, verifique a parte inferior da caixa, normalmente ali estão escondidos os morangos estragados. Normalmente essas morangos estão moles e úmidos, e a umidade acelerará o processo de envelhecemento dos morangos que estão ao redor. Nunca deixe morangos passados junto com os morangos bons.
MAMÃO
- Deve estar firme e sem machucados.
- Apalpe com cuidado o mamão deve ceder ao toque, mas não amassar.
- Cheire o mamão perto do umbigo. ele deve ter o cheiro forte de mamão.
- O mamão amadurece fora do pé. Caso o mamão esteja muito verde, deixe dentro de um saco de papel craft (saco de pão francês de padaria), em lugar quente, dentro do forno por exemplo, ou no sol.
MANGA
- Escolha mangas com a pele lisa, sem machucados e batidas, cheias e arredondadas. Mangas finas são mais fibrosas.
- A cor da manga pode variar de cor de acordo com tipo. Mangas com tons avermelhados e alaranjados tendem a ser mais doces.
- Mangas maduras são muito perfumadas.
- Apalpe a manga com a mão delicadamente sem usar a ponta dos dedos, a fruta deve ceder ao toque, mas não amassar.
- A manga amadurece fora do pé. Caso a sua manga esteja verde, deixe amadurecendo na fruteira.
UVA
- Escolha uvas gordinhas, firmes, com o caule flexível. Caules duros e secos podem significar que a fruta está velha. As uvas devem estar bem presas ao caule. Se desprender do caule com facilidade, pode significar que a fruta está velha.
- As uvas não amadurecem fora do pé, sendo assim é importante comprar uvas já doces e maduras.
- Prefira cachos mais cheios, uvas lisas e com cores vibrantes. Uvas pálidas e esbranquiçadas podem significar que foram colhidas antes do ponto e não ficarão doces.
MARACUJÁ
- No pé o maracujá é liso, firme e de cor vibrante. Quando colhido, a fruta tende a enrugar, o que significa que ela está protegendo os líquidos de dentro. Não significa que está passado.
- Quanto mais pesado o maracujá, mas recheio tem. Às vezes, maracujás grandes são mais leves que os pequenos. Opte sempre pelo peso em vez do tamanho.
- Maracujás maduros são perfumados.
- Não compre maracujás rachados ou com machucados úmidos e moles
FIGOS
- Quanto mais roxo, mais maduros estão. Procure figos sem marcas, machucados ou amassados.
- Apalpe com a mão sem usar a ponta dos dedos, o figo deve ser macio, mas se desfazer com facilidade está passado.
- Quando a pele da casca ficar enrugada, aparecerá uma pequena abertura na parte debaixo da fruta, que soltará algumas gotas açucaradas. Isso significa que ele está maduro e pronto para ser consumido.
- Se seus figos estiverem verdes, deixe amadurecendo na fruteira. Se estiverem bem maduros eles podem ser conservados até 3 dias na geladeira.
PÊRA
- Procure pêras com cores vibrantes e lisas. As pêras avermelhadas e alaranjadas são mais doces e macias.
- As manchas marrons significam que estão prontas para serem consumidas, ficarão passadas em pouco tempo.
- Apalpe com a palma da mão sem usar a ponta dos dedos. Ela deve ceder levemente ao toque, e isso significa que ela está doce. Pêras muito duras ainda estão verdes e podem demorar alguns dias para amadurecer.
- As pêras amadurecem depois de colhidas, por isso mantenha as maduras na geladeira e as verdes na fruteira.
MELANCIA
- Escolha a melancia com a casca dura e simétrica, sem machucados, arranhões ou cortes. Caroços ou bolhas significam que elas podem ter recebido quantidades inapropriadas de luz e água durante o cultivo e não serão da melhor qualidade.
- Quando maduras, elas tem uma coloração mais forte e menos brilhante. Melancias brilhantes podem estar tratadas com uma camada de cera ou são muito novas e foram colhidas antes do tempo.
- A melancia deve ser pesada (gorda) em comparação ao seu tamanho. Compare com outras melancias do mesmo tamanho e escolha a que for mais pesada, pois será a mais suculenta.
- A parte inferior da melancia deve ter uma mancha amarela. Essa mancha mostra o lugar que a melancia ficou em contato com o solo durante o seu cultivo. Quanto mais escura for a mancha, melhor. Manchas claras significam que a fruta foi colhida antes de estar madura.
- Muitos usam a técnica das batidinhas, mas confesso que acho um pouco confusa. Ela consiste em dar pequenas batidinhas com o nó dos dedos na melancia e escutar o som produzido. Melancias doces e suculentas terão um som mais completo, mais agudo do que grave. O som fraco, significa que a melancia não está madura.
PS: Guarde este post com carinho, pois você nunca sabe quando a sua sogra vai te ligar e pedir pra você dar uma passadinha na feira e trazer umas frutinhas pra ela… ahahaha
Posts Relacionados
Veja mais Curiosidades
3 Comentários
Amei o site, parabens!!!
Izabella. Obrigada pela visita e pelo elogio. VI que você tem um site. Vou te visistar 🙂
Adorei! Ainda hoje estava falando com uma amiga sobre como escolher melão…Boas dicas.